Os alunos da Escola Municipal Antônio Carvalho de Oliveira – EMACO, sob orientação dos professores Gil Costa (Ciências) e Cynara (Arte), participaram de uma aula de campo na manhã da última sexta (27), no Lajedo de Soledade em Apodi/RN.
Na oportunidade, os alunos visitaram o Sítio Arqueológico, e puderam conhecer de perto várias pinturas rupestres deixadas pelos antepassados que ali habitaram, além de fósseis e formações calcárias, os alunos visitaram também o Museu Arqueológico.
O Lajedo de Soledade, é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, e está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 33 mil habitantes e fica a cerca de 335 km de Natal (cerca de 4 horas e 30 minutos de carro) e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado.
Localizado numa área de dois quilômetros quadrados de rocha calcária, do período Cretáceo Superior, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.
No lajedo, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte encontraram fósseis de animais pré-histórico, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres.
Rafael Fernandes