Na manhã da última quarta-feira (24), a equipe da ESF do sítio Cacimbas realizou uma ação em saúde na UBS Antônio Bernardino da Costa, com o tema voltado à Saúde Mental e Hanseníase, a Educadora Física Isiane e o Enfermeiro Alam fizeram explanação do tema dedicado ao janeiro branco e roxo.

Campanha Janeiro Roxo e Branco 📅
A hanseníase é uma doença infecciosa, que pode levar a incapacidades físicas. No entanto, o tratamento precoce assegura a cura da doença. No Brasil, o tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde.

A doença é transmitida por meio do contato próximo e prolongado com pessoas que tenham a hanseníase e não estejam em tratamento.
O janeiro Branco chama a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental. O mês foi escolhido para o período da campanha por se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida. Isso pode despertar sentimentos como culpa, frustração e sensação de incapacidade e desencadear um quadro de ansiedade ou depressão.

Em ambas as situações, busque informações e peça ajuda a um profissional procurando uma das Unidades de Saúde do nosso município! Cuide-se!!!