A Prefeitura de Rafael Fernandes, através da Secretaria Municipal de Saúde entregou na última sexta (07), a UBS “Maria do Socorro da Conceição Feitosa”, na comunidade Maretas, zona rural do município.
Inaugurada no início da década de 80, pelo então prefeito Manoel Francisco da Costa (in memoriam), o popularmente conhecido como “Posto de Maretas”, teve suas atividades encerradas em 2013.
Ao longo dos anos, a Unidade Básica de Saúde teve sua estrutura deteriorada pelo tempo, não recebendo assim de outras gestões os cuidados necessários para manter os serviços oferecidos à população das comunidades rurais de Maretas e Lanchinha.
Com a ampliação da estrutura da Unidade Básica de Saúde de Maretas, a gestão entrega não apenas uma nova estrutura física, mas a ampliação dos serviços em saúde, anteriormente limitados à realização de procedimentos simples, como curativos por parte de auxiliares de enfermagem. A partir de agora a UBS contará com atendimento médico, odontológico, de enfermagem e de técnicos de enfermagem.
O nome do Posto de Maretas homenageia a Sra. Maria do Socorro da Conceição Feitosa, popularmente conhecida como; Dona Socorro de Honório, cidadã ilustre do nosso município, imortalizada pela atuação como parteira ao longo de sua vida, Dona Socorro de Honório foi responsável por trazer ao mundo dezenas de crianças, voluntariamente Dona Socorro deixou a marca do amor e do altruísmo.
“Entregamos mais uma unidade de saúde totalmente reformada. É uma satisfação muito grande reabrir esse posto, motivo de felicidade, tanto pelos funcionários e profissionais de saúde, quanto pela população local que agora irá usufruir desse espaço. Esse é o nosso compromisso, de trabalhar pelo povo Ralaelense”, disse Bruno Anastácio – Prefeito.
Na ocasião de reinauguração do Posto de Maretas, juntamente com a Secretária de Saúde, Hiudevan Duarte, o prefeito, Bruno Ferreira, surpreendeu a todos fazendo a entrega do segundo carro 0km, que irá servir ao Programa Saúde na Família- PSF.
Em menos de um ano o prefeito fez a entrega de dois veículos tipo Fiat Mobi, que irão servir às Equipes do PSF, levando prevenção e cuidado à saúde das pessoas que residem nos locais mais longínquos.
Incontestavelmente, a gestão atual deixa a marca da que mais investe em ampliação e oferta dos serviços em saúde, dando concretude ao projeto de saúde ampla e irrestrita para todos.